.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 9:00 às 11:30 e das 13:00 às 16:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ofício nº 01/2025

Pinhalzinho Intensifica a Vacinação Contra Febre Amarela


Ofício nº 01/2025

A Diretoria de Saúde de Pinhalzinho, juntamente com o Departamento de Vigilância em Saúde, informa à população sobre a INTENSIFICAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA, em virtude à confirmação de um caso POSITIVO na última quarta-feira (08/01/2025), de FEBRE AMARELA em um primata (macaco) na cidade no mês de dezembro.

Ressalvamos que a amostra foi encaminhada para análise no Instituto Adolfo Lutz (IAL - Campinas), em 23/12/2024.
VACINAÇÃO

A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos, e a vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a infecção. A vacina é segura e oferece proteção duradoura, sendo recomendada para todas as pessoas a partir de 9 meses de idade (e a partir de 6 meses para crianças da zona rural - especialmente para aqueles que vivem ou visitam áreas com risco de transmissão).
É recomendada para pessoas que se deslocam com frequência para áreas consideradas de maior risco de exposição ao vírus como matas, florestas, rios, cachoeiras, parques e o meio rural, lembrando que a pessoa deverá tomar a vacina 10 dias antes do deslocamento, incluindo para viagens fora do município que tenham essa exigência.

A equipe de Vigilância estará realizando Vacinação nos bairros da zona rural!

Pedimos a colaboração de todos para que se vacinem e incentivem amigos e familiares a também se protegerem, lembrando que a vacinação será SELETIVA, somente para indivíduos NÃO VACINADOS ou SEM COMPROVAÇÃO PRÉVIA!
 

IMPORTANTE

MACACOS NÃO TRANSMITEM A FEBRE AMARELA PARA OS HUMANOS. Eles são, na verdade, parte do ciclo natural do vírus, servindo como indicadores da presença da doença na região. A presença de macacos doentes ou mortos, serve de alerta que o vírus está circulando entre os mosquitos, reforçando a necessidade de vacinação.
 

Caso encontre algum macaco doente ou morto, é importante que a população NÃO manipule os animais e entre em contato imediato com o Departamento de Vigilância em Saúde pelos telefones:

• Vigilância Sanitária WhatsApp (11)40182524
• Vigilância Epidemiológica WhatsApp (11) 917071691

Juntos, cuidaremos da saúde de Pinhalzinho!

Clique aqui para visualizar o documento completo: /public/admin/globalarq/uploads/files/INFORMATIVO%20-%20FEBRE%20AMARELA.PDF

304 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Pinhalzinho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.